Certamente, uma das palavras mais comuns para a maioria das pessoas seja o termo Marketing. Além do que é impressionante como tem se tornado um elemento essencial no ambiente de negócios.
Neste artigo, vamos explicar qual é o poder de ação do marketing para concretizar negócios e como os empreendedores devem aproveitar dessa estratégia de sucesso comprovado.
Contents
O poder do Marketing nos negócios
Antes de mais nada é preciso começarmos com o conceito de marketing. Afinal, só poderemos entender os benefícios que produz a partir da compreensão de sua função e objetivos.
Nesse sentido, o marketing é considerado uma arte. Conforme Philip Kotler, maior especialista do assunto, “Marketing é a ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um mercado-alvo com lucro”.
Como também possibilita a identificação das necessidades e desejos que ainda não foram realizadas, que estão à espera de alguém que possa resolvê-las.
Além disso, através do marketing você pode definir, medir e quantificar o tamanho do mercado identificado e seu potencial de lucro.
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Para começar é importante salientar que o marketing é pensado a partir das necessidades das pessoas. Dessa forma, desenvolve ações para que possa levar essas pessoas a comprarem algo que elas desejam.
Ou ainda ações que possam aumentar o desejo dessas pessoas de comprar algum produto ou serviço. Para isso o marketing atua em todas as fases da venda de um produto, ou seja, atua na :
- Identificação de potenciais clientes
- Pré-venda
- Pós-venda
- Retenção de clientes
- Recuperação de clientes perdidos
De fato, a amplitude de abrangência do marketing é muito grande. Portanto, o fundamento do marketing tem duplo sentido:
- Gerar lucro para a empresa
- Gerar valor para o cliente.
Investimentos na geração de resultados e aumento de vendas
Em primeiro lugar, é preciso destacar que a geração de resultados efetivos é uma resposta de um esforço concentrado diário e de conhecimento técnico por parte de toda a equipe da empresa.
Em segundo lugar, o marketing oferece um conjunto de ações estratégicas que têm por objetivo gerar vendas, visibilidade e comunicação entre marca e consumidor. Pois visa despertar em cada consumidor o seu desejo de compra.
Em terceiro lugar, nem sempre aparece de uma forma clara para o consumidor. Muitas vezes pode assumir uma forma mais discreta e pouco invasiva para marcar uma presença sutil na mente do consumidor.
Em quarto lugar, o que você vê diariamente em outdoors, na TV, nos conteúdos de redes sociais, nos vídeos do YouTube, dentre muitas outras, é a parte visível das ações estratégicas desenvolvidas pelo marketing.
Portanto, as ações de marketing estimulam e impulsionam os consumidores no processo de compra, criando desejos e necessidades. Por isso produz aumento de vendas e gera resultados efetivos para a empresa.
Guia de estratégia
Basicamente, o marketing é desenvolvido tendo por eixo cinco áreas estratégicas de aplicação, que também podem ser chamadas de filosofia de Marketing. Essas áreas são as seguintes:
Orientação para produção
Nessa abordagem, o marketing tem um enfoque tradicional. Pois as empresas estão com o foco no processo produtivo e procuram equilibrar os gastos e distribuição em massa. O intento é o fácil acesso do produto pelo consumidor.
Orientação para produto
Nesta abordagem, o marketing tem por eixo a qualidade, visando o aperfeiçoá-la. Desse modo, é que os selos de qualidade dos produtos nasceram por essa orientação para produto. O intento é a qualidade do produto para o consumidor.
Orientação para vendas
Nesta abordagem, o marketing tem seu foco nas promoções, com o intuito de levar o consumidor a comprar mais do que necessita. O intento é vender mais itens para mais consumidores.
Orientação para marketing
Nesta abordagem, o marketing foca as suas ações na filosofia de responder aos estímulos emocionais. Em outras palavras, busca levar o produto ideal até o cliente e não esperar que ele venha ao produto. O intento é ir ao cliente.
Orientação para marketing holístico
Nesta abordagem, o marketing é considerado como uma evolução das anteriores. Logo, o foco para essa orientação é conseguir a união de todas as áreas e atividades para o mesmo objetivo. O intento é o esforço coordenado.
Dicas de estratégias de marketing de sucesso aplicáveis em qualquer negócio
Certamente, que as empresas são diferentes entre si e os seus negócios também. Mas, existem algumas ferramentas do marketing que são de sucesso para todo empreendimento, desde que bem planejada e aplicada.
Dica 1: começar definindo a persona
Antes de mais nada vamos lembrar que a persona é o seu cliente ideal, criado por você com base em informações reais de clientes. A melhor forma de utilizar a persona para ter ações assertivas é você optar por uma pessoa única.
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No entanto, quando você opera com mais de um produto ou serviço, você deve ter uma persona para cada produto ou serviço. Isto é, a persona bem definida de acordo com o produto ou serviço, segmentado se for o caso.
Outro benefício da persona bem definida é que irá te ajudar a definir a linguagem a ser utilizada na comunicação e na criação de conteúdo relevante.
Dica 2: utilizar de bons canais de marketing
Neste item, você pode contar com uma variedade de canais de marketing para utilizar em suas ações de marketing. No entanto, você deve ter o cuidado de selecionar um canal em que o seu público-alvo esteja de fato, sendo eles:
- Redes sociais
- Blog
- SEO
- E-mail marketing
- Vídeos
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Dica 3: utilizar de boas ferramentas
Para que você possa obter bons resultados com as suas ações estratégicas é prioritário que as ferramentas utilizadas sejam as mais indicadas para cada ação. Pois com boas ferramentas você pode:
- Automatizar tarefas corriqueiras
- Otimizar o seu tempo
- Analise de resultados mais eficiente
- Atingir as metas estabelecidas
Dica 4: obtenha conhecimento sobre o mercado digital
É fundamental que você conheça as regras do mercado que está inserido ou pretende inserir-se. Como também que conheça o público ao qual você deseja atingir. Através desse conhecimento você estabelece estratégias assertivas.
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Dicas 5: cuidado para fazer a escolha dos melhores KPI’s
Os KPI’s são Indicadores-chave de Performance através dos quais você poderá medir o resultado de suas estratégicas. Para isso você precisará definir qual é o objetivo a ser atingido e qual o KPI será avaliado.
Classificação da forma de Marketing
Apesar de existir várias formas de se fazer marketing, podemos classificá-las em dois formatos maiores: Outbound Marketing e Inbound Marketing.
Outbound Marketing
É chamado também de marketing tradicional, é o marketing que estamos acostumados a ver no nosso dia a dia.
É o formato mais tradicional cujo objetivo é atrair os consumidores de forma incisiva e, algumas vezes, de maneira que até incomoda.
O outbound marketing visa principalmente mostrar a marca e o produto. Atua principalmente na TV, no rádio, em revistas, em outdoors, em mala direta, algumas campanhas de e-mail mkt, nos pop-ups em sites, campanhas de remarketing, entre outros.
Inbound Marketing
Em sentido oposto está o Inbound, na qual aplicam campanhas para educar e estabelecer um relacionamento online com o público-alvo.
Ao contrário de oferecer, incisivamente, o produto ou serviço, esta forma de marketing oferece conteúdo para tirar dúvidas e informar os consumidores.
Assim, ela cria um relacionamento, uma autoridade, que fará com que o cliente procure pela empresa sempre que precisar dela.
A relação criada, a partir do Inbound, vai guiar potencial cliente para comprar e perceber a necessidade de comprar o seu produto ou serviço.
Principais Tipos de Marketing
A seguir estão listados os principais tipos estratégias utilizados atualmente.
Marketing de Afiliados
O afiliado é uma pessoa que promove e divulga produtos de outras empresas e recebe comissão venda assim que ela é realizada através da sua indicação.
É uma das formas mais baratas de montar um negócio online.
Para começar basta simplesmente você se cadastrar em uma plataforma de produtos digitais, tais como a hotmart, monetize ou eduzz e escolher os produtos para trabalhar, indicar os produtos e receber as comissões das vendas.
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Marketing nas Redes Sociais
Uma outra área muito interessante é o das redes sociais, pois podemos encontrar muitas pessoas lá.
Apesar de parecer simples para ter resultados é preciso ter estratégia, saber o que e como postar. Também é interessante pesquisar os horários para postar e o perfil e formato de cada rede social. Pois cada rede os usuários têm comportamento diferente.
Marketing Interno
O Marketing Interno é focado para o público interno de uma empresa, na qual consiste em forma geral na comunicação, engajamento, informação e relacionamento da empresa com os seus funcionários.
Marketing Digital
Ele atua no ambiente online, para desenvolver, engajar e criar relacionamento com os clientes e por a marca ou o produto em evidência.
Ele vem crescendo muito nos últimos anos, principalmente o a alta demanda no uso das redes sociais, motivo pelo qual as empresas viram no mundo online uma mina de ouro para fazer negócios.
Por isso, as ações são voltadas para canais como:
- Redes sociais;
- Sites institucionais;
- Blogs;
- Youtube;
- E-mail mkt;
- Whatsapp.
Ao contrário das formas tradicionais, o Marketing Digital possibilita a segmentação, aumentando muito a assertividade e tendo excelentes resultados ao atingir exatamente o seu público-alvo presente na internet.
As suas vantagens são:
- Os resultados e dados de acesso são utilizados para melhorar a campanha;
- Os investimentos são menores, os esforços são focados no público-alvo;
- O retorno das campanhas são muito mais rápidas.
Marketing de Conteúdo
Este tipo é umas das estratégias focadas em oferecer conteúdo relevantes, úteis e necessários a seu público.
A sua principal meta é educar, informar, engajar e atrair potenciais clientes, de forma sutil e natural, nunca parecendo ser uma venda.
Mas não pense que é somente criar um blog e escrever artigos sem conteúdo útil.
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Este tipo de marketing se deve ter planejamento do conteúdo que será criado, execução de um conteúdo completo e útil, divulgação nos canais digitais estratégicos e medição dos resultados.
Um E-book, artigos em blogs, posts em redes sociais, newsletter e e-mail mkt são boas maneiras de divulgação.
Todas as mídias que possam agregar informações aos consumidores podem ser utilizadas no Marketing de Conteúdo.
Engajar o seu público com conteúdos informativos, adiciona valor e cria percepção positiva da marca, aumentando as chances de converter os leitores em clientes.
Marketing de Produto
O Marketing de Produto envolve a avaliação do mercado, através de pesquisas com um pequeno grupo de consumidores, para avaliar se o produto será bem aceito ou se precisa passar por ajustes.
Ele como foco ligar produtos e pessoas e deve iniciar publicamente, antes do produto ser inserido no mercado.
É uma opção de divulgação do diferencial competitivo, para criar a necessidade de compra.
Conclusão
Como pode perceber o marketing presente em todo o processo de uma campanha.
Com o marketing, você irá criar um engajamento com o seu público-alvo, melhorar a comunicação e os canais para alcançar o seu cliente em potencial.
Por mais trabalhoso que possa parecer, investir em marketing ajuda a aumentar a receita e os lucros, melhorar os produtos ou serviços e reter mais clientes leais e divulgadores da sua marca.
Portanto, após ter lido todo esse material sobre marketing é provável que você irá mudar sua atitude em relação ao mesmo a partir de agora.
O sucesso de um empreendimento depende necessariamente de ações assertivas de marketing.
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