O que é LEAD como Gerenciar seus Leads ?

Muitos querem saber o que é Lead. O termo lead vem sendo cada vez mais utilizado nos meios digitais. No entanto, o seu significado ainda não é claro para todos. Normalmente, lead é uma pessoa que aparentemente tem interesse no seu produto ou serviço.

Resumidamente o Lead é um cliente em potencial. E a maioria das ações de marketing é focada na captação e conversão de leads em clientes. E para captar os leads você pode utilizar um blog, site, redes sociais e o youtube.

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Dessa forma é muito importante entender o comportamento do usuário, para se descobrir suas preferências, hábitos de consumo e necessidades.
Baseado nessas informações, você vai ajudar a conduzi-lo mais facilmente pela jornada de compra.

Neste artigo, vamos explicar como gerenciar seus leads e conseguir transformá-los em clientes. Você vai ficar surpreso com as estratégias que estão a sua disposição para esse fim.

Qual a importância do lead para o seu negócio?


A primeira coisa a ser considerada é o potencial que o lead te oferece como um futuro cliente. Logo, é importante que se estabeleça um esforço no sentido de conquistá-lo. No entanto, para conquistar é preciso conhecer o que o cliente mais deseja.

E a estratégia para conhecê-lo tem seu início no funil de vendas com esforços em ações de estratégia de marketing para conduzi-lo por todas as etapas do funil. Tudo isso com o intuito de transformá-lo em um cliente fiel.

Para que um lead se transforme em cliente você tem de desenvolver uma ação estratégica focada em conduzi-lo até chegar ao momento da compra. Essa ação é realizada com a utilização do funil de vendas, que é explicado a seguir.

Funil de Vendas

Topo do funil de vendas

Tudo começa no topo do funil, que é a primeira etapa a ser desenvolvida do funil de vendas. Nessa etapa, os leads não sabem nada sobre o seu produto ou serviço e você é um estranho para eles.

A partir desse momento você irá estabelecer contato com esse lead através de conteúdos informativos. Pois o seu objetivo é educar os potenciais clientes para aquilo que será oferecido mais adiante.

Além disso, é essencial que esse conteúdo informativo seja de qualidade e relevante. De fato, seja um material rico e atraente para esse público que se quer atingir. Contudo, você ainda não pode oferecer mais do que conteúdo.
Outro ponto importante dessa etapa é a CTA, ou seja, a chamada para ação.

Você fará uma isca digital para o lead informar seus dados de contato. E com esses dados de contato você construirá a sua lista de clientes em potencial.
Esse aspecto é vital no processo, pois é considerada como uma autorização do lead para que você entre em contato com ele.

Meio do funil de vendas

Tendo desenvolvido todo o trabalho para o topo funil, você já pode iniciar a próxima fase, que é identificada como meio do funil. A partir deste ponto o lead já está preparado para receber um conteúdo mais aprofundado.

Além disso, é preciso fazer ele perceber que tem um problema que precisa ser resolvido.

Assim, você irá construir um relacionamento com o seu futuro cliente e se posicionando como uma autoridade sobre o assunto.

Fundo do funil de vendas

Nesta última etapa do funil, você já fez um trabalho para educar o lead e o fez perceber que tem um problema a ser resolvido. E, nesse momento, ele já pensa em encontrar um produto ou serviço para solucionar seu problema.

Logo, chegou o momento de fazer ofertas para o lead, pois ele já está pronto para comprar o produto ou serviço. Assim, você enviar conteúdo mostrando o quanto o seu produto ou serviço é bom e atende a necessidade dele.

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Nesta etapa, você pode adotar vários formatos de conteúdo de acordo com sua estratégia de marketing, dentre eles os artigos, infográficos, vídeos, webinários, dentre outros juntamente com a oferta de venda.

Desse modo, com os seus conteúdos e a oferta será mais fácil converter o seu o lead em um cliente, ou seja, vender o seu produto e serviço.

A importância de gerar leads

Para converter os Leads em clientes é essencial você oferecer um conteúdo de qualidade. Pois, baseado nesse seu conteúdo é que você vai conseguir atrair o potencial cliente para a sua página e conquistá-lo para que ele se torne não somente um cliente fiel, mas um promotor da sua marca.

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Desenvolver um relacionamento com o seu futuro cliente e aumentar as suas chances de vender são os principais pontos de se gerar Leads.

Crie conteúdos que realmente irão ajudar o seu lead a resolver algum problema ou solucionar uma situação em que ele se encontra, isso fará uma grande diferença na hora da venda.

Lembre se também que é importante saber o momento ideal para oferecer o seu produto ou serviço para o lead, pois ele deve estar pronto para a conversão.

Se você fizer uma oferta antes da hora, poderá perder de vez a oportunidade de conquistar esse lead.

O que é lead qualificado e desqualificado

Certamente a forma mais adequada de qualificar os leads é a partir do interesse que demonstram pelo seu produto ou serviço. Por isso podemos falar de dois tipos de leads: qualificados e desqualificados.

Nesse sentido, os leads qualificados são aqueles que têm grande potencial para se tornarem clientes. Desse modo, com o monitoramento você consegue identificá-los para direcionar seus esforços de conversão para eles.

No entanto, para os leads que você considerar desqualificados não deve perder tempo, dinheiro e recursos com eles. Pois provavelmente não se tornarão clientes. Por isso é mais interessante focar na qualidade do conteúdo.

Como qualificar um lead?

A princípio a ideia de qualificar fica um pouco solta se não forem estabelecidas algumas métricas para essa qualificação. Portanto, basicamente, você pode qualificar um lead com dois critérios:

Lead Score

Nesse critério é medida a pontuação do lead em termos do engajamento dele com o seu conteúdo. Por isso que é importante investir em conteúdo de qualidade para mostrar o seu produto ou serviço.

Como também educar o lead sobre o seu problema e mostrar que você possui a solução que ele precisa. Pois o marketing de conteúdo gera engajamento do lead para com a sua marca. Além disso, faz que ele confie mais na sua marca.

Lead Tracking

Este critério está diretamente associado com o engajamento do lead com o seu conteúdo e com a frequência que ele acessa a sua página. Desse modo, ele trabalha com uma combinação dessas duas métricas de avaliação.

Neste caso, é preciso esclarecer que a pontuação do lead tracking é muito relacionada com a qualidade do seu conteúdo. Em outras palavras, a pontuação do lead tracking depende:

  • Do quanto o artigo é profundo e informativo;
  • Se o lead é ativo (abre todos os e-mails e lê conteúdos publicados)
  • De qual conteúdo ele tem consumido;
  • Se o conteúdo é relacionado com a compra.

Quais são os tipos de leads?

Para cada negócio existe um tipo de lead, sendo que cada um está baseado em etapas diferentes do processo de qualificação. Desse modo, podemos falar:

IQL, Information-Qualified

Este é o lead da fase inicial da qualificação, tendo poucas informações sobre o negócio. É nesta fase que o lead será educado por meio de um conteúdo de qualidade e rico em materiais relacionados com o produto ou serviço.

MQL, Marketing-Qualified Leads

Os leads que se mostrarem interessados após a fase inicial já são classificados como MQL. A partir dessa fase as informações devem ser mais aprofundadas para tirar todas as dúvidas que o lead possa vir a ter.

O seu intuito nessa fase é convencer o lead de que você possui a melhor solução para o problema dele. De que o seu produto ou serviço é tudo que ele estava procurando.

LQV, Leads Qualificados em Vendas

Nessa fase, o lead já demonstra interesse claro pelo seu produto ou serviço. Ela quase já é um cliente, pois já foi educado e informado para saber que o seu produto ou serviço é a solução que ele quer. Portanto, está pronto a compra.

Conclusão

Vou ficando por aqui, agora que você já sabe o que é lead e como ele é fundamental para o sucesso do seu negócio, é hora de colocar tudo em prática e gerar muitos clientes fiéis.

A parte mais importante do seu negócio após ler ou assistir um vídeo é arregaçar as mangas e trabalhar, testar e testar cada estratégia e manter o que esta dando certo e corrigir ou evitar os pontos que não estão funcionando no seu negócio.

Após a leitura detalhada desse material você já está pronto para começar a desenvolver a sua estratégia para transformar os seus leads em clientes. Não perca mais tempo, comece a executar !

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