O que é Persona? Saiba como Criar o Currículo da sua Persona

Persona ou Avatar é a representação do seu cliente ideal, baseado a partir de informações de clientes reais, tais como idade, gênero, profissão, etc.

Em outras palavras, persona é o perfil traçado de um tipo de cliente com base nas informações coletadas e que servirá de referencial para todas as suas ações de marketing digital.

A Persona ou Avatar tem uma importância vital para a estratégia de marketing digital do seu Negócio e na criação de conteúdos para o seu site ou Blog.

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Neste artigo, vamos dar mais detalhes da maneira para se criar uma persona e como trabalhar com elas em suas campanhas digitais. Você aprender muito lendo esse material.

Por que criar uma persona?

Você já sabe que uma persona é criada a partir de informações coletadas dos clientes a respeito de gênero, faixa etária, hábitos de consumo, valores, cultura e comportamento. Nesse sentido, é um perfil criado para ser o cliente ideal.

Por isso é com base em sua persona que você fazer girar o foco de criação de conteúdo e estratégia de marketing. Para desenvolver produtos e serviços adequados você precisa saber com detalhes quem irá consumi-los.

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Além disso, sabendo quem irá consumir é mais fácil criar conteúdo que seja mais interessante e direcionado para esse público especificamente. Como também permite que você possa se orientar para atingir o maior número de pessoas.

Algumas razões que justificam a criação de uma persona são as seguintes:

  • Indicar qual deve ser o tom de voz a ser utilizado nos conteúdos;
  • Definir o tipo de linguagem que será adotada para todas as ações;
  • Identificar as palavras-chave a serem trabalhadas no conteúdo;
  • Permitir definir com mais precisão a pauta de conteúdo;
  • Estabelecer a periodicidade de envio de conteúdo;
  • Permitir assertividade para o momento de criar campanhas pagas;
  • Facilitar a assertividade na comunicação em site ou blog.

Existe diferença entre persona e público-alvo?

Uma das formas mais fáceis de diferenciar os dois termos é dando um exemplo de cada um deles:

Público-alvo

São mulheres, idade entre 25 e 35 anos, solteiras, moradoras do estado de São Paulo, possuindo ensino superior completo, e com renda média mensal de R$ 3.500,00.

Persona

Maria, 32 anos, solteira, moradora do Tatuapé, na cidade de São Paulo. Ela é formada em jornalismo e possui renda média mensal de R$ 3.000,00. Ela gosta de esportes e, por isso, pretende se especializar em jornalismo esportivo.

Portanto, é fácil perceber que para o público-alvo prevalece uma definição bem mais ampla, de caráter generalizador sobre o cliente. Não trabalha com dados reais e não tem embasamento.

No entanto, a persona é bem mais detalhada e possui características bem específicas. Pode ser comparada com uma pessoa quase real, visto que tem dados de pessoas reais.

Etapas para criar uma persona facilmente

Para facilitar a sua percepção do processo de criação de uma persona podemos considerar seguindo os passos a seguir:

  • Pesquisar as características de seu cliente ou potencial cliente;
  • Reunir essas informações coletadas e traçar um perfil como de uma pessoa real a partir das características comuns;
  • Registrar esse perfil criando uma planilha com as informações;
  • Dar um nome para a sua persona, pois isso ajuda para que todos compreendam com quem estão falando;

Além disso, no momento de recolher informações reais sobre os clientes você pode utilizar de perguntas que vão sofrer variação de um nicho para o outro. Podemos apresentar como sugestões com os seguintes tópicos:

  • Faixa etária ou Idade;
  • Sexo ou Gênero;
  • Profissão ou Atividade exercida;
  • Localização residencial e/ou profissional;
  • Comportamento cotidiano;
  • Hábitos de consumo;
  • Sentimentos tais como medos e desejos;
  • Formas de acessar a internet;
  • Crenças e valores;
  • Formas de diversão;
  • Enquadramento no funil de vendas.

Um modelo de questionário para criar uma persona

Antes de mais nada é preciso que você entenda que a sua persona busca a solução do problema dela. A sua tarefa é conhecê-la melhor e depois oferecer conteúdo de qualidade e adequado para conquistar sua confiança.

Para que você tenha maior facilidade para criar a sua persona estamos apresentando um modelo de questionário nesse intuito.

image 28 - O que é Persona? Saiba como Criar o Currículo da sua Persona
Pesquisa sobre a Persona

Estas questões foram adaptadas do questionário do curso que fiz sobre Negócio Online.

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Questões sugeridas

  • Descreva o cliente ideal para você.
  • Qual a idade do seu cliente ideal?
  • O seu cliente ideal é de qual gênero?
  • Qual é o estado civil do cliente ideal?
  • Seu cliente ideal tem filhos? Quantos?
  • Qual a profissão do seu cliente ideal?
  • Quais as características emocionais e físicas do seu cliente ideal?
  • Quais temas de interesse do seu cliente no seu nicho de atuação?
  • O seu cliente ideal no dia a dia mantém quais hábitos?
  • Qual é o nível de escolaridade do seu cliente ideal?
  • O seu cliente ideal é formado em qual área?
  • Qual é a renda média mensal do seu cliente ideal?
  • O seu cliente ideal utiliza sempre qual meio de comunicação?
  • O que seu cliente ideal costuma ler diariamente?
  • O seu cliente ideal participa de quais redes sociais?
  • Em que o seu cliente ideal está engajado atualmente?
  • Descreva como é o dia a dia do seu cliente ideal.
  • Quais são as opções do cliente ideal nas horas vagas?
  • O seu cliente ideal busca quais tipos de conteúdo na Internet?
  • O seu cliente ideal tem quais hábitos de consumo frequentes?
  • É comum o seu cliente ideal fazer compras pela Internet?
  • Que tipo de poder de decisão que seu cliente ideal tem em casa?
  • Quais os benefícios são visados pelo seu cliente ideal ao comprar?
  • O seu cliente ideal é seguidor ou influenciado por alguém famoso?
  • O seu cliente ideal realiza pesquisa de mercado antes de comprar?
  • Qual é a frequência de compras mantida pelo seu cliente ideal?
  • Qual é a forma de compra mais utilizada pelo seu cliente ideal?

Ferramentas para Encontrar Personas

A seguir vamos te apresentar algumas ferramentas que te auxiliar muito a encontrar algumas respostas em sua pesquisa da sua Persona :

Youtube

Pesquise no Youtube os vídeos mais assistidos sobre o tema seu negócio. Veja os comentários e interações pois assim você saberá o que as pessoas procuram, quais as dores que têm, qual o sexo e idade da maioria das pessoas, etc.

Redes Sociais.

Acesse as redes sociais (Facebook, Instagram, etc) e veja nos grupos, comunidades e fan pages que falam a respeito do assunto do seu nicho e veja o que as pessoas estão comentando e qual faixa etária e sexo das pessoas que fazem parte desses grupos.

Ubbersuggest e Google Planejador de Palavra Chave

Procure as palavras chaves no Ubbersuggest e Google Planejador de Palavra Chave do seu nicho e procure nos principais sites e blog relacionados a essas palavras.

Assim através destes sites você poderá ter mais informações a respeito das personas destes sites ou blog se basear na definição da persona para o seu negócio.

E-mail

Se você já tem uma lista de email, pois bem, você poderá enviar uma pesquisa ou pedir algumas informações a sua lista para te ajudar a definir a sua Persona.

Reunir os Dados e Definir a Persona

Depois de concluída a fase de pesquisa e coleta de dados o próximo passo é analisar as informações obtidas, Pois a primeira coisa que você precisa ter clareza é que encontrará informações discrepantes para uma pergunta.

Pois as pessoas são diferentes e por isso possuem dores, sonhos, medos, desejos e hábitos distintos uns dos outros. Desse modo, será necessário identificar quais pessoas possuem características mais parecidas.

Uma forma para identificar essas pessoas e características é formando grupos de informações similares, como por exemplo a faixa etária, hábitos de consumo, poder aquisitivo, dentre outros.

Além disso, você deve ficar atento para reduzir a quantidade de personas. Pois isso te permitirá ter condições para ter mais foco, realizar menor investimento e obter maior retorno.

A partir deste momento em que você já reuniu as características principais da sua Persona, eu sugiro criar uma planilha, como se fosse um Currículo do seu Avatar na qual toda vez que você for planejar qualquer ação no seu negócio, essa ação será direcionada a essa Persona .

image 27 - O que é Persona? Saiba como Criar o Currículo da sua Persona

Como usar a persona como ferramenta na estratégia de marketing

Depois de obter o Currículo da sua Persona, é hora de aplicar as características da persona em suas estratégias de marketing.

Você pode desenvolver suas estratégias de marketing baseadas nos problemas que a sua persona possui ou sobre os desejos e sonhos que ela já busca.

Lembre se que a comunicação deve estar de acordo com a persona, iniciando se pela linguagem.

Assim, se a sua persona for uma Advogada que pesquisa conteúdo para ajudá-la a passar na prova da OAB, a linguagem usada precisa ser mais formal, sem gírias.

Da mesma forma, caso você criar anúncios no Adsense todas as ações devem ser formatadas com base na persona.

Conclusão

Neste artigo você soube o quão é importante conhecer a Persona ou Avatar antes de planejar e executar as ações de marketing de um negócio.

Saber quem é a sua a persona determinará o sucesso das estratégias de conteúdo.

Agora ponha em prática e defina quem realmente é a sua persona, antes de começar a investir em estratégias de marketing e terá muito mais sucesso.

Prepare já o Currículo da Persona e comece a se relacionar com ela e a criar suas estratégias de marketing da maneira mais assertiva.

Eu fico por aqui e caso tenha alguma dúvida ou comentário, por favor me mande uma mensagem abaixo.

Até a próxima.

Veja também o meu último Post : O que é LEAD como Gerenciar seus Leads ?

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